A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimo nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água, sais minerais, potássio e ou sódio nestas regiões. Em geral, são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais que necessite estímulos musculares específicos. Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas.
Uso exagerado da musculatura, câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos,podem ocorrer,nas mãos,braços e no pescoço como resultado de atividades como escrever,digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posição durante muito tempo.
Desidratação,a água facilita as contrações e o relaxamento das fibras musculares e dos tendões. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos.
Baixas temperaturas faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, facilitando a ocorrência de espasmos das fibras musculares.
Má circulação,nos mais velhos, estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado por placas de aterosclerose pode provocar câimbras,quando a musculatura é solicitada com mais intensidade.
Compressão de raízes nervosas,artroses e perda de elasticidade dos discos que ficam entre as vértebras da coluna lombar podem comprimir os nervos, que saem para inervar os membros inferiores,e provocar dor.Essa dor fica mais forte à medida que a pessoa anda e pode adquirir as características típicas das câimbras.No entanto, ela melhora quando a coluna fica ligeiramente flexionada para frente, por exemplo,na posição que a pessoa assume ao empurrar o carrinho do supermercado.
A Carência de sais minerais,falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta alimentar pode estar por trás de quadros de câimbras frequentes.Pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio,por isso mandam comer banana, devido rápida reposição deles.Outras causas:portadores diabetes, anemia, insuficiência renal, e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário