sexta-feira, 31 de maio de 2019

Quem fez a matrícula na academia para perder os indesejados quilos extras pode se espantar ao perce­ber que,apesar de todo o esforço,a balança não mudou, ao invez de abaixar os ponteiros estão subindo. resposta é pode es­tar ganhando músculos. E esquecer a pe­sagem,pelo menos por enquanto,é a melhor decisão a ser tomada.Quando começamos a fazer uma ati­vidade física,os músculos passam a se de­senvolver e, com isso, nosso peso aumenta.Isso pode confundir o praticante e fazê-lo achar que está engordando.Esse fenômeno é supernatural e tende a durar um tempo. Se a pessoa estiver com o índice de massa muscular muito baixo,o peso pode aumentar por até seis meses. Durante esse período de adaptação, o melhor termômetro é o espelho.Ficar feliz com o que você vê é muito mais importante do que aquilo que a balança aponta, observar roupas largas e medidas diminuindo é maravilhoso. Massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, porém, o músculo é mais compacto e ocupa menos espaço, a gordura é volumosa parecendo maior, aparecendo aqueles excesso pelo corpo,ou seja,massa gorda que em quantidades ideais, ajuda a proteger os órgãos,no excesso, é responsável por causar diversos males à saúde,como diabete, hipertensão arterial,colesterol alto e problemas cardíacos.Massa magra composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Quanto maior nossa porcentagem de massa magra, maior e mais rápida é a queima calórica. Desta forma nunca foque na balança mas composição corporal.

Caimbras - Temos isso, mas porque?

A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimo nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água, sais minerais, potássio e ou sódio nestas regiões. Em geral, são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais que necessite estímulos musculares específicos. Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas.
Uso exagerado da musculatura, câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos,podem ocorrer,nas mãos,braços e no pescoço como resultado de atividades como escrever,digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posição durante muito tempo.
Desidratação,a água facilita as contrações e o relaxamento das fibras musculares e dos tendões. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos.
Baixas temperaturas faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, facilitando a ocorrência de espasmos das fibras musculares.
Má circulação,nos mais velhos, estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado por placas de aterosclerose pode provocar câimbras,quando a musculatura é solicitada com mais intensidade.
Compressão de raízes nervosas,artroses e perda de elasticidade dos discos que ficam entre as vértebras da coluna lombar podem comprimir os nervos, que saem para inervar os membros inferiores,e provocar dor.Essa dor fica mais forte à medida que a pessoa anda e pode adquirir as características típicas das câimbras.No entanto, ela melhora quando a coluna fica ligeiramente flexionada para frente, por exemplo,na posição que a pessoa assume ao empurrar o carrinho do supermercado.
A Carência de sais minerais,falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta alimentar pode estar por trás de quadros de câimbras frequentes.Pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio,por isso mandam comer banana, devido rápida reposição deles.Outras causas:portadores  diabetes, anemia, insuficiência renal, e etc.

Tipos corporais

Uma Boa Semana a todos